O termo levantamento topográfico refere-se a análise e descrição topográfica de um determinado terreno. Esse trabalho também pode ser chamado de levantamento planialtimétrico ou planimétrico e pode ser definido, em termos técnicos, como um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre.
O levantamento topográfico é um conjunto de medições que são realizadas em um terreno com o objetivo de representar, na planta ou na carta, todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis existentes.
Quais são os tipos de levantamento topográfico? Existem três tipos de levantamentos topográficos, sendo eles planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles:
• Planimétrico O levantamento topográfico planimétrico, também chamado de planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno. Por isso, é fundamental que exista um estudo profissional para avaliar qual ao melhor trabalho a ser desenvolvido, dentro das características do terreno e também das necessidades do cliente.
• Altimétrico Esse levantamento consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método, conhecido por altimetria, registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de níveis são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.
• Planialtimétrico Esse estudo traz informações sobre a diferença de nível do terreno. Esse tipo de trabalho consiste na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.
Por que devo fazer o levantamento topográfico? O levantamento topográfico é muito importante para a execução de qualquer obra e deve ser realizado, se possível, antes mesmo da compra do terreno.
Para evitar situações em que o vendedor de um terreno possui o documento do imóvel que consta uma área maior ou menor da que realmente existe ou ainda, para evitar problemas com a localização exata, é importante realizar esse estudo, com um topógrafo de confiança. No caso de construções, será necessária a análise prévia para saber se a construção está com as medidas adequadas em relação ao terreno escolhido e se o posicionamento condiz com o projeto.
No caso de uma construção de casas, por exemplo, que ocorrem em terreno desnivelado, é importante saber como o terreno se comporta para tornar o sistema de abastecimento hídrico mais eficiente, evitando problemas no imóvel relativos a pontos de pressão baixa da água de abastecimento.
O levantamento topográfico pode ainda ser realizado em faixa de domínio, postos de combustível, conjuntos habitacionais, poços de monitoramento, sondagens, aterro, pedreira, escolas, PCH, redes de saneamento e esgoto, redes energéticas, rodovias e áreas urbanas e rurais.
Também é muito importante para áreas onde existam movimento de terra e necessitem de monitoramento constante.
O levantamento topográfico visa gerar um modelo da porção de terra, subterrânea ou superficial que se tornará planta do local onde será realizada a obra. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor relatório e planta da área.
Quem realiza o levantamento topográfico? O profissional responsável por fazer as medições é o topógrafo. É esse profissional que determina as localizações dos pontos importantes com o intuito de marcar as referências de níveis.
O topógrafo, além de realizar o projeto topográfico, trabalha no acompanhamento da execução da obra verificando se a obra está de acordo com o esperado, isto é, ele é responsável por indicar se a construção está posicionada no local correto, conferindo com segurança toda a construção, seja na fase inicial ou no acompanhamento do trabalho.
Como funciona o processo do levantamento topográfico? O método mais utilizado para o levantamento topográfico é a geotecnologia, capaz de medir ângulos e distâncias por meio do taqueômetro, conhecido como estação total. Já o scanner (semelhante ao taqueômetro e que faz 400 medições por segundo) é usado para criar modelos tridimensionais. Também pode ser utilizado o sensoriamento remoto, o imageamento por satélite, a aerofotogrametria e o posicionamento por GPS. Existe ainda a fotogrametria terrestre ou aérea, que usa filmes fotográficos ou imagens digitais feitas com câmeras específicas.
As medidas são calculadas por meio de medições lineares e angulares, que fazem a ligação dos pontos descritores dos objetos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado.
Além de levantar as medidas, no levantamento topográfico também podem ser levantadas questões temporais, como a análise da resposta do solo antes, durante e após a incidência de chuvas. Em alguns casos é preciso inclusive realizar o acompanhamento do volume de terra removida ou depositada no terreno.
O levantamento topográfico deve estar presente em todas as etapas da obra, com a análise previa do terreno, mesmo antes do desenvolvimento do projeto e passando pela marcação e implantação das fundações, construção de paredes, sistemas de drenagem de agua, entre outras funções. O profissional que fez o levantamento pode e deve acompanhar a construção e seu desenvolvimento.
Se você precisa de um levantamento topográfico com qualidade de ponta, feita por uma empresa premium e profissionais especializados, procure hoje mesmo a nossa equipe. Nós trabalhamos com tecnologia de última geração, sempre prontos para realizar o melhor trabalho.
Contrate quem sabe do assunto... Conte com a gente!
Commentaires