top of page

Topografia
Topografia Porto Alegre
Topografia Cachoeirinha
Topografia Gravataí
Topografia Canoas
Topografia Guaíba
Topografia Caxias do Sul
Topografia São Leopoldo
Topografia Esteio
Topografia Novo Hamburgo
Topografia Viamão
Topografia Alvorada
Topografia Eldorado
Topografia Torres
Topografia Tramandaí
Topografia Imbé
Topografia Xangri-lá
Topografia Arroio do Sal
Topografia Maquiné
Topografia Terra de Areia
Empresa de Topografia
Serviço de Topografia
Serviços de Topografia
Topógrafo
Agrimensor
Agrimensura
Retificação de Matrícula
Desmemgramento de matrícula
Planialtimétrico
Planimétrico
Memorial descritivo
Georreferenciamento de imóveis rurais
Demarcação de área
Demarcação de propriedade
Usucapião
Geoprocessamento
Ortofoto
Aerofotogrametria

Buscar
  • Foto do escritorTairo Medici Papavaitsis

O Que é Um Levantamento Topográfico

O termo levantamento topográfico refere-se a análise e descrição topográfica de um determinado terreno. Esse trabalho também pode ser chamado de levantamento planialtimétrico ou planimétrico e pode ser definido, em termos técnicos, como um conjunto de operações com a finalidade de determinar a posição relativa de pontos na superfície terrestre.

O levantamento topográfico é um conjunto de medições que são realizadas em um terreno com o objetivo de representar, na planta ou na carta, todos os acidentes geográficos e todas as medidas entre pontos notáveis existentes.

Quais são os tipos de levantamento topográfico? Existem três tipos de levantamentos topográficos, sendo eles planimétrico, altimétrico e planialtimétrico, veja abaixo um pouco mais sobre cada um deles:

• Planimétrico O levantamento topográfico planimétrico, também chamado de planimetria, se caracteriza pela medição das projeções horizontais que definem uma área. Esse tipo de levantamento é usado principalmente para determinar os limites de um terreno. Por isso, é fundamental que exista um estudo profissional para avaliar qual ao melhor trabalho a ser desenvolvido, dentro das características do terreno e também das necessidades do cliente.

• Altimétrico Esse levantamento consiste na definição das alturas de um terreno. Esse método, conhecido por altimetria, registra o grau de declividade de um terreno. As curvas de níveis são representações em planta baixa dos pontos de um terreno que apresentam uma mesma altura. Ao conectá-los por meio de linhas, essas curvas são obtidas. Desse modo, a principal função de uma altimetria é representar o relevo de uma área, informação fundamental para o entendimento das características de um terreno.

• Planialtimétrico Esse estudo traz informações sobre a diferença de nível do terreno. Esse tipo de trabalho consiste na união entre os levantamentos planimétrico e altimétrico. Esse método permite tanto a medição das projeções horizontais quanto das diferenças de alturas do relevo. Portanto, gera um mapeamento mais completo.

Por que devo fazer o levantamento topográfico? O levantamento topográfico é muito importante para a execução de qualquer obra e deve ser realizado, se possível, antes mesmo da compra do terreno.

Para evitar situações em que o vendedor de um terreno possui o documento do imóvel que consta uma área maior ou menor da que realmente existe ou ainda, para evitar problemas com a localização exata, é importante realizar esse estudo, com um topógrafo de confiança. No caso de construções, será necessária a análise prévia para saber se a construção está com as medidas adequadas em relação ao terreno escolhido e se o posicionamento condiz com o projeto.

No caso de uma construção de casas, por exemplo, que ocorrem em terreno desnivelado, é importante saber como o terreno se comporta para tornar o sistema de abastecimento hídrico mais eficiente, evitando problemas no imóvel relativos a pontos de pressão baixa da água de abastecimento.

O levantamento topográfico pode ainda ser realizado em faixa de domínio, postos de combustível, conjuntos habitacionais, poços de monitoramento, sondagens, aterro, pedreira, escolas, PCH, redes de saneamento e esgoto, redes energéticas, rodovias e áreas urbanas e rurais.

Também é muito importante para áreas onde existam movimento de terra e necessitem de monitoramento constante.

O levantamento topográfico visa gerar um modelo da porção de terra, subterrânea ou superficial que se tornará planta do local onde será realizada a obra. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor relatório e planta da área.

Quem realiza o levantamento topográfico? O profissional responsável por fazer as medições é o topógrafo. É esse profissional que determina as localizações dos pontos importantes com o intuito de marcar as referências de níveis.

O topógrafo, além de realizar o projeto topográfico, trabalha no acompanhamento da execução da obra verificando se a obra está de acordo com o esperado, isto é, ele é responsável por indicar se a construção está posicionada no local correto, conferindo com segurança toda a construção, seja na fase inicial ou no acompanhamento do trabalho.

Como funciona o processo do levantamento topográfico? O método mais utilizado para o levantamento topográfico é a geotecnologia, capaz de medir ângulos e distâncias por meio do taqueômetro, conhecido como estação total. Já o scanner (semelhante ao taqueômetro e que faz 400 medições por segundo) é usado para criar modelos tridimensionais. Também pode ser utilizado o sensoriamento remoto, o imageamento por satélite, a aerofotogrametria e o posicionamento por GPS. Existe ainda a fotogrametria terrestre ou aérea, que usa filmes fotográficos ou imagens digitais feitas com câmeras específicas.

As medidas são calculadas por meio de medições lineares e angulares, que fazem a ligação dos pontos descritores dos objetos a serem representados com posterior processamento em modelo matemático adequado.

Além de levantar as medidas, no levantamento topográfico também podem ser levantadas questões temporais, como a análise da resposta do solo antes, durante e após a incidência de chuvas. Em alguns casos é preciso inclusive realizar o acompanhamento do volume de terra removida ou depositada no terreno.

O levantamento topográfico deve estar presente em todas as etapas da obra, com a análise previa do terreno, mesmo antes do desenvolvimento do projeto e passando pela marcação e implantação das fundações, construção de paredes, sistemas de drenagem de agua, entre outras funções. O profissional que fez o levantamento pode e deve acompanhar a construção e seu desenvolvimento.

Se você precisa de um levantamento topográfico com qualidade de ponta, feita por uma empresa premium e profissionais especializados, procure hoje mesmo a nossa equipe. Nós trabalhamos com tecnologia de última geração, sempre prontos para realizar o melhor trabalho.


Contrate quem sabe do assunto... Conte com a gente!




23 visualizações0 comentário

Comentarios


Alpha Topografia
bottom of page